Marketing de conteúdo

A influência da inteligência artificial no marketing de conteúdo

Muitos pensam as IAs (Inteligências Artificiais) são responsáveis apenas em carros que dirigem sozinhos ou robôs humanóides, mas isso vai muito além disso tudo. Assistentes pessoais, chatbots e inúmeros outros softwares também fazem parte do conceito, que a cada ano vai ainda mais longe no desenvolvimento de novos projetos.

Mas qual a relação da IA com o marketing de conteúdo?

As IAs já fazem parte de nosso dia a dia há bastante tempo e, muitas vezes, nós sequer paramos para pensar sobre o assunto. Quando falamo sobre marketing de conteúdo, o primeiro conceito que precisamos entender para compreender a influência da inteligência artificial é o Big Data.

O Big Data nada mais é do que o enorme volume de dados gerados e armazenados todos os dias. É impossível para nós, simplesmente processar esse tipo de coisa, e é exatamente aí que entram as novas tecnologias.

Os usuários querem ter experiência cada vez mais personalizadas. Com a possibilidade que as IAs têm de absorver grandes quantidades de informação, classificá-las e analisá-las, será muito mais assertivo para os profissionais de marketing de conteúdo produzir um material realmente direcionado àquele público. A tecnologia poderá ajudar a entender mais sobre o perfil daquela pessoa.

A inteligência artificial vai substituir quem escreve?

Um dos grandes medos daqueles que se aprofundam um pouco mais na relação entre a inteligência artificial e a produção de conteúdo é que as máquinas substituam completamente os seres humanos. Isso, muito provavelmente, não vai acontecer tão cedo.

A verdade é que apesar de existirem alguns softwares de jornalismo robótico, eles não podem escrever uma coluna de opinião sobre política, uma crônica ou textos semelhantes, mas podem ser úteis na hora de criar alguns artigos específicos.

É claro que não podemos prever o futuro, mas – por enquanto – parece que a inteligência artificial está aqui para tornar o trabalho do profissional de marketing de conteúdo mais assertivo.