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Estudo de Persona e Buyer Persona

No marketing, o termo persona significa a representação de um personagem fictício e normalmente é utilizado em aplicações tecnológicas e online.

Mas afinal, o que é PERSONA?

 
 
Como dito anteriormente, persona é um personagem fictício criado para representar os diferentes tipos de usuários dentro de um alvo, atitude ou comportamento ao utilizar um site.

Essa técnica é uma ferramenta ou método de segmentação de mercado e tem diversas funcionalidades, como exemplo:

  • Consideração dos Objetos
 
  • Desejos e limitações de usuários
 
  • Compradores de marcas
 
De forma resumida, Personas é uma ferramenta de usabilidade que utiliza pessoas fictícias para representar usuários de um site ou produto fornecido. Essa ferramenta é utilizada em projetos centrados no usuário, definindo os objetivos e desejos dos reais usuários.
 
E como cria uma PERSONA?

 
Para criar uma Persona, é necessário que você colete diversos dados dos seus clientes atuais, e dos seus leads (clientes em potencial).
É importante lembrar que sua opinião no questionário não será válida. Apenas as informações dos clientes mencionados acima.
É necessário obter cada dado necessário (de acordo com a perspectiva), para que tudo ocorra conforme o planejamento.
 
  • Buyer Personas:
É uma técnica que simula um cliente em potencial. Você fará um cadastro de acordo com o público-alvo desejado, e assim, poderá analisar o que aquele cliente busca, como busca, e porque busca. Só assim, você poderá entender a situação do cliente, para que possa auxiliá-lo da melhor maneira possível.
Concluindo, é extremamente importante a criação de personas/buyer personas, para que você consiga ter noção de quem é o cliente em potencial, em como você pode auxiliá-lo em suas dúvidas, para que seja um cliente de sua empresa.