Desenvolvimento

Melhore a navegação mobile do seu site

A velocidade de sites mobile não costumam ser prioridade para a maioria dos departamentos de marketing das marcas. Talvez você até pense que essa questão deve ser visualizada mais pelos desenvolvedores do que do marketing. Mas isso não é necessariamente verdade. As vezes, as belas imagens que dão vida a uma página podem deixá-la mais lenta se não forem bem usadas. Esse tipo de descuido aumenta o risco de uma taxa de rejeição maior ou menos conversões, ou seja, oportunidades perdidas para lucrar.

Se você está em busca de ganhos na velocidade de carregamento do seu site mobile, comece reavaliando as imagens da sua página. Com elas, sua empresa vai colher os frutos dessa otimização de imagens, e seus usuários vão ter experiências mobile mais ágeis.

Como estamos falando de imagens, é interessante lembrar que devemos priorizar as imagens mais importantes do seu site.
A foto em alta resolução na sua home pode ser incrível, mas será que ela de fato ajuda a transmitir a mensagem que você deseja? Que tal trocar aquele GIF animado por uma animação em código, mais simples e eficiente? Ou, melhor ainda, que tal eliminá-lo?

A animação é ainda mais simplificada na versão mobile, onde ganha um fundo de cor sólida que muda gradualmente em uma sequência em código. A simplicidade dessa opção gerou uma página leve, sem o peso dos frameworks de JavaScript ou arquivos pesados (mesmo na simulação em rede 3G).

Caso a imagem de alta resolução seja realmente necessária no seu site, aconselhamos utilizar um carregamento progressivo com placeholders (dicas, frases ou uma palavra que apareça na página). Isso irá “entreter” o cliente, não deixando-o impaciente diante á situação.

Com essas e outras dicas, a usabilidade do seu site ficará cada vez mais eficiente, transmitindo clareza em todos as páginas contidas nele.