SEO

Otimização para negócio local

Antes de iniciarmos a ideia de como otimizar o negócio local, devemos saber o princípio dele.
 
O que é o SEO local?
Pensando em novas tendências comportamentais do consumidor, foi preciso criar algumas técnicas para dar maior visibilidade aos empreendimentos que atendem, em grande maioria, a um público regional.

A estratégia do SEO Local tem o conceito de oferecer o melhor posicionamento na ferramenta de busca e esses empreendimentos que fazem atendimento diretamente com  o cliente.

Pesquisas como “Lanchonete perto de mim”, por exemplo, têm se tornado cada vez mais comuns. Sendo assim, o SEO Local terá a responsabilidade de incluir seu negócio na plataforma, oferecendo informações de qualidade que são viáveis para o público da região.


Resenhas e notas podem ajudar

De acordo com a pesquisa de consumo local da Bright Local (lançada em 2014), mostrou que 88% dos consumidores confiam nas resenhas tanto quanto nas recomendações pessoais. Além disso, 39% deles afirmaram ler as avaliações regularmente.

Isso mostra que é importante investir em um espaço para que os clientes possam deixar sua avaliação, de forma que fique visível para possíveis clientes e fornecedores.

Uma estratégia interessante é se mostrar aberto às críticas e sugestões. Responda todas as avaliações, ou pelo menos a grande maioria, que foram deixadas em seu negócio, agradecendo aos elogios e propondo maneiras de melhorar os pontos que foram criticados.

É interessante manter uma alta taxa de responsividade, ou seja, quanto mais rápido for o feedback do seu negócio, maior a taxa de responsividade, o que gera um aumento na sua confiabilidade.


Site bem otimizado para várias plataformas

Segundo o levantamento sobre o comportamento dos consumidores feito pelo Google com o Ipsos MediaCT, certa de 88% dos clientes fazem buscas locais a partir de seus smartphones, enquanto 8% usam computadores ou tablets.

A porcentagem também pode varia de acordo com o lugar onde eles estão: em casa, 76% prefere os computadores e tablets, enquanto no transporte a caminho da faculdade ou trabalho, por exemplo, apenas 16% têm a possibilidade de usá-los. Quando se trata do uso dos celulares, 53% o utilizam em casa e 51% no trajeto.

Por conta disso, o site deve estar otimizado para ambas as plataformas de pesquisa. A importância de uma página bem construída para computadores já é bem conhecida entre os empreendedores, porém é necessário ressaltar que a sua versão mobile deve ser tão competente quanto.


O Google Meu Negócio como principal ferramenta

Principalmente quando se trata de empreendedores que nunca trabalharam com o marketing do meio digital, entender como é possível aparecer como uma empresa nas ferramentas de busca é uma das maiores dúvidas. O Google Meu Negócio é a principal maneira de se cadastrar e, além disso, é gratuita.

O ingresso é bastante simples, de forma que basta acessar o site da ferramenta e fazer o cadastro com o  GMail que você quer associar. É preciso fornecer dados como nome da empresa, endereço, telefone e site.

Além disso, deverão ser preenchidas algumas informações extras para deixar o negócio ainda mais visível. A opção selecionada na categoria de tipo de empresa deve ser a mais próxima à realidade possível.

O cadastro no Google Meu Negócio ainda permitirá a participação nas ferramentas de mapa. Assim, quando o consumidor fizer a pesquisa de uma palavra-chave relacionada à empresa, aparecerão as melhores opções que estejam ao seu redor.