Marketing Digital

Vamos entender o Teste A/B

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de medir o resultado de cada ação da sua estratégia. Dessa forma, é possível entender o que funciona, para repetirmos no futuro, e o que não funciona, encontrar pontos que podemos melhorar.

E como fazemos isso?

Atualmente, a maneira mais eficiente é realizando os testes A/B. Com esses testes, você verifica o que uma variável pode interferir nos seus resultados. Desta maneira, você não perde tempo supondo o que deve ou não funcionar melhor com suas personas.

Mas afinal, o que são Testes A/B?

São testes que realizam comparações entre variáveis de marketing, que possuem o objetivo de definir qual variável gera melhores resultados. Um exemplo simples, é você testar dois formatos de landing page para determinar qual gera a maior taxa de conversão.
Vale ressaltar, que esse teste são totalmente diferentes dos testes multivariados. Os testes multivariados são testes que são realizados com diversas variáveis, ao contrário do teste A/B que utiliza apenas duas para definir a melhor.
Esses testes eliminam a necessidade de suposições e permite tomar decisões baseadas em números, o que diminui consideravelmente as chances de falhas no futuro.

E como consigo testar?

Como um exemplo simples, os testes podem ser realizados em Landing Pages (como mencionado anteriormente), Call-to-Actions, emails, entre outros. Já pensou na possibilidade de receber mais e-mails ou cliques se você adicionasse uma imagem atrativa em cima de Call-to-Actions?
Se você for conduzir testes A/B em suas landing pages pela primeira vez, comece por tipos de oferta. Quais formatos ou assuntos convertem mais visitantes em leads, e leads em clientes?

E como é possível conduzir esse teste?
Geralmente, testes A/B são feitos com ferramentas especializadas ou por meio de softwares de automação de marketing que possuem esta funcionalidade. Alguns exemplos de ferramentas que realizam esses tipos de teste são o Google Analytics , que é gratuito, e o Optimizely, ferramenta paga.

Pronto. Agora é só dar tempo ao tempo.

Quando você começar a fazer testes A/B, pode ficar tentado a conferir os resultados a cada minuto. Isso não vai fazer nenhum mal, mas você não estará medindo seus resultados reais, apenas monitorando seu teste

O verdadeiro resultado de um teste A/B pode demorar horas, ou até mesmo dias, para ser revelado. No caso de testes em email, o período de tempo pode ser curto, variando de 1 a 3 horas dependendo de quantas pessoas o receberam.